17 de jun. de 2013

Semana a semana

Décima sétima semana

Seu bebê está agora com quase 13 centímetros da cabeça até o bumbum, e pesa por volta de 140 gramas. 
O esqueleto é formado por uma cartilagem ainda flexível, que vai ficar mais rígida com o tempo. Uma substância protetora chamada mielina começa a envolver aos poucos a medula espinhal. 
Com a ajuda de um estetoscópio especial, já dá para escutar os batimentos cardíacos do bebê. Poucas coisas são mais reconfortantes e emocionantes que ouvir o ritmo acelerado do coraçãozinho do bebê. Você terá chance de ouvi-lo em todas as consultas do pré-natal. 
Por enquanto, os papais ainda não conseguem compartilhar tanto da emoção, já que os chutes de verdade só devem acontecer daqui a um mês. Se você ainda não os sentiu, experimente deitar de barriga para cima depois de comer, e prestar atenção nas sensações. Talvez você sinta alguma coisa. 
É possível que você note que a aréola, a parte mais escura em volta dos mamilos, está mudando de tamanho à medida que seus seios crescem. Esse é um "efeito colateral" da gravidez que pode persistir por até um ano depois do nascimento do bebê. 
Outras mudanças de pele que acompanham a gestação, como a linha vertical mais escura que pode aparecer na barriga e as marcas no rosto, também tendem a sumir uma vez que o bebê tenha nascido. 

0 comentários:

Postar um comentário