19 de set. de 2012

Como diferenciar a hora do parto do alarme falso.

Ao longo das 40 semanas de gestação, a ansiedade toma conta da mulher. Esse sentimento faz com que ela passe por vários “alarmes falsos”

Durante a segunda metade da gravidez é comum sentir falsos sinais de que a hora do parto chegou, conhecidos como contrações de Braxton-Hicks. Algumas gestantes até sentem dor. O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho ensina como saber diferenciar a hora “H” do alarme falso. “As contrações verdadeiras são mais demoradas, fortes e têm cada vez menos intervalo entre elas, enquanto as “falsas” são aleatórias, não chegam a pegar ritmo e, geralmente, param se você descansar ou trocar de posição.”

Quando chega o grande dia

Antes do nascimento, as contrações ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos com duração entre 30 e 45 segundos. Assim que o trabalho de parto progride, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 60 segundos. “Quando o intervalo for de 10 minutos com duração de 45 segundos ou mais, a gestante deve procurar o médico”, destaca o ginecologista.

Borges Filho recomenda entrar em contato com o obstetra sempre que desconfiar (que as contrações estão com intervalos regulares ou quando houver perda de líquido ou sangue pela vagina. “Para acabar com a dúvida, coloque um absorvente limpo e depois de meia hora observe se ele está seco, úmido ou encharcado, essa informação deverá ser repassada imediatamente para ao médico.”

Em caso de contrações regulares antes da 37ª semana de gestação, a futura mamãe deve procurar auxílio no hospital e avisar se sentiu o bebê mexendo menos que o costume. Essas observações ajudam a equipe médica descobrir se ela está entrando em trabalho de parto ou se tudo não passa de mais um alarme falso.

0 comentários:

Postar um comentário