13 de ago. de 2012

IOGURTE COMPLEMENTA NUTRIÇÃO DA GESTANTE



Durante a gravidez, é necessário que o cardápio seja saudável e equilibrado, pois influencia o bem-estar da futura mamãe e do bebê. Recomendado pela maioria dos obstetras, o iogurte é um dos alimentos essenciais para uma dieta balanceada neste período, principalmente por conter proteína e cálcio entre seus nutrientes.
O alimento é fonte de vitaminas A, do complexo B e zinco, nutrientes que, além de contribuírem na formação ou reparação de tecidos corporais, ossos e dentes, fornecerem energia, equilibrarem a flora intestinal e combaterem radicais livres, reforçam a imunidade. Além disso, auxilia no controle do peso durante a gravidez, já que o valor calórico não é alto.
"O iogurte ajuda a combater os incômodos durante a gestação, como a prisão de ventre, além de enriquecer a alimentação da gestante", informa a nutricionista da Tutti Frutti Frozen Yogurt, Graziela Yang. Entre os benefícios estão o consumo de cálcio, prevenção da obesidade e a regularização da flora intestinal.
Alimento versátil, o iogurte pode ser misturado a diversos outros alimentos saudáveis, como pedaços de frutas, mel, gengibre, canela e sementes oleagenosas, que unem diversos benefícios à saúde.
O mel e a canela, por exemplo, têm componentes com ações antibacterianas e que agem como antibióticos naturais. A laranja, a acerola, o cacau, a framboesa preta, a amora, o morango, o kiwi, a banana, o gengibre, a castanha-do-pará e a amêndoa também são importantes aliados do sistema imunológico.
"A banana, por exemplo, é rica em fibras, potássio, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B”, recomenda a nutricionista. Essas misturas podem ser excelentes substitutos de doces nas sobremesas, nos intervalos entre as refeições e reforços do café da manhã.
“Deve-se ter cuidado apenas com as versões light e diet do iogurte, pois podem conter adoçantes, cujo consumo não é recomendado durante a gravidez”, completa Graziela.    
No mercado, podem ser encontrados diversos sabores do alimento e, devido à crescente preocupação com a alimentação, empresas com foco em frozens à base de iogurte se disseminaram, com diferentes sabores e coberturas. 

0 comentários:

Postar um comentário