11 de jul. de 2012

‎"Gravidez depois dos 40"



Apesar das mães terem uma sensação de que estão indo na contramão. As mulheres que ficam grávidas aos 40 anos de idade ou após fazem parte de uma tendência cada vez mais atual.

De uns anos para cá aconteceu à revolução sexual, o descobrimento da pílula anticoncepcional e a conquista da mulher no mercado de trabalho, esses e vários outros fatores vêm fazendo com que muitas mulheres adiem ainda mais a maternidade dos 35 anos e até os 40 anos.

Para algumas a maternidade após os 40 anos é uma surpresa, para outras é uma escolha consciente, afinal muitas mulheres estão optando por dar prioridade à carreira profissional, outras acham que ainda não estão preparadas para serem mães e outras ainda passam anos em busca de um companheiro ideal.
O fato é que a mulher do século XXI assume muitos papéis na sociedade e isso faz com que o papel de mãe fique para segundo plano.

A gravidez após os 40 anos de idade é chamada de gravidez tardia. A idade não é um fator determinante para avaliar se a gestação é segura ou não, afinal o que realmente importa são as intercorrências durante os noves meses que são mais frequentes em mulheres com mais idade.

Mas, é importante ressaltar que a gestação tardia pode trazer sérias consequências tanto para a gestante como também para o bebê, pois o corpo de uma mulher com 20 anos suporta muito mais o estresse resultante da gravidez do que uma de 40 anos, mas os riscos que causam medos nas mães tardias são os problemas cromossômicos que aumentam em progressão aritmética, pois após os 40 anos, o risco de que a mulher gere uma criança com síndrome de down é alto.

Com o passar dos anos outro problema é a fertilidade feminina, que fica comprometida tornando cada vez mais difícil a concepção. É importante ressaltar também que a mulher que engravida após os 40 anos tem que ter a consciência de que seu corpo sofrerá um desgaste ainda maior do que uma mulher entre os 20 ou 30 anos, é como se a gravidez gerasse um desgaste de 3 anos na mulher e ainda, vale ressaltar que aos 40 anos a mulher tem menos pique e menos condições físicas para passar por esta fase da vida.

Se você realmente quer engravidar é importante ressaltar que "em qualquer idade o mais importante é que a mulher cuide da sua saúde durante toda a gestação", por isso, não fume, não beba, controle o peso, tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios.

Os principais aspectos positivos da gestação tardia são em relação que "a mãe se sente mais preparada, mais madura para educar o bebê e uma maior estabilidade financeira, podendo curtir mais a gravidez".

O importante é a mulher curtir sua gravidez em qualquer idade.

0 comentários:

Postar um comentário